PETER FERDINAND DRUCKER foi consultor administrativo, professor, escritor, jornalista, acadêmico e notável economista, comumente chamado de “Pai da Administração Moderna”, “Pai da Liderança”, “Pai da Gestão Moderna” e “Guru da Administração”.
Drucker foi um dos maiores pensadores do campo nos últimos tempos, revolucionou o modo de pensar a gestão empresarial, colaborando com análises presentes e futuras a respeito da gestão de organizações durante os séculos 20 e 21.
Peter Drucker escreveu mais de 30 livros e nos deixou um legado, com muitos ensinamentos, como: “Valores como ética, moral, honestidade e responsabilidade são fundamentais para as organizações e para cargos de alta gestão.”
O Pai da Administração Moderna nos deixou várias frases, dentre elas vamos destacar duas:
“A cultura devora a estratégia no café da manhã.”
O que ele quis dizer com isso é que a cultura de sua empresa sempre determina o sucesso (ou não), independentemente de quão eficaz seja sua estratégia.
Não importa a quão detalhada e sólida seja sua estratégia, se as pessoas que a executam não nutrirem a cultura apropriada, seus projetos irão falhar. Se seus funcionários não forem apaixonados pela visão da sua empresa, eles não ficarão entusiasmados com a execução do plano, e sua estratégia não terá chance.
“A única verdadeira definição de um líder é alguém que tem seguidores. Algumas pessoas são pensadoras. Outras profetas. Os dois papeis são importantes e muito necessários. Mas, sem seguidores, não podem existir líderes. Um líder eficaz não é alguém que seja amado ou admirado. Ele ou ela é alguém cujos seguidores fazem a coisa certa. A popularidade não é liderança, os resultados à são.”