O dia 24 de Junho é motivo de comemoração para todos que trabalham direta ou indiretamente na indústria gráfica.
A data foi escolhida justamente para homenagear o alemão Johannes Gutenberg, considerado o pai da indústria gráfica graças a sua invenção de prensa com tipos móveis e produzir o primeiro livro impresso, que foi a Bíblia.
Damiro de Oliveira Volpe apresentou a data no 1º Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica (Congraf), em 1965.
Já em 1988, ficou reconhecida como Dia da Indústria Gráfica na América Latina durante a 36ª Assembleia da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlantigraf).
Desde então o setor teve grande avanço,exemplo disso foi que em 1991, aconteceu a 12ª FIEPAG, Feira Internacional de Embalagem, Papel e Artes Gráficas, em São Paulo, ele bateu o recorde do número de expositores que foi 500 expositores.
Em 2000 foi realizada a Drupa 2000, com a presença de mais de quatro mil profissionais brasileiros. São Paulo passou a sediar uma das seis unidades mundiais da Print Media Academy, da Heidelberg, junto à Escola SENAI de Artes Gráficas Theobaldo de Nigris e à Faculdade SENAI de Artes Gráficas.
Em 2010, ABRIGRAF firmou novos acordos de benefícios para os associados e de cooperação técnica com importantes entidades no ano de 2010,entre elas está o SEBRAE Nacional.
Naquele ano o cenário foi muito positivo, um ano de de retomada do crescimento da produção, das exportações e da geração de postos de trabalho, com isso a entidade celebrou os 35 anos da revista ABIGRAF.
E nessa data de comemoração, hoje ocorre um webinar sobre Perspectivas e Tendências do Mercado Gráfico Pós-Pandemia, promovida pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica e a Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas e Transformadora de Papel em comemoração ao Dia da Indústria Gráfica. O palestrante é o diretor comercial da Corgraf, André Linares, o evento acontece no dia 24 de junho.